domingo, 25 de outubro de 2009

Você sabe o que é um Noturno na música clássica?

Um noturno é geralmente uma composição musical que evoca, ou é inspirada pela noite. Foi cultivado durante o século XIX principalmente como uma peça de caráter para piano solo, e sua origem é relacionada com o compositor irlandês John Field. Entretanto, sua representação mais conhecida se encontra nos 21 noturnos de Frédéric Chopin.


Ao final do século XVIII, coleções de peças para conjunto de câmara eram intituladas de Notturno, uma vez que eram executadas à noite. O exemplo mais famoso é a Pequena Serenata Noturna, K. 525 de Wolfgang Amadeus Mozart. Estas obras não possuem relação com o noturno do século XIX.


Na sua forma mais conhecida, como uma peça de caráter geralmente composta para piano solo, o noturno foi cultivado principalmente no século XIX. Os primeiros noturnos que levaram este título específico são os do compositor irlandês John Field, geralmente considerado como o pai do noturno romântico que caracteristicamente apresenta uma melodia cantante sobre um acompanhamento arpegiado. Os noturnos de Field foram compostos entre 1812 e 1836, sendo que versões mais antigas eram intituladas Romance. Suas melodias traduziam para o piano a cantilena da ópera italiana e a escrita idiomática tira proveito do desenvolvimento do piano, em especial do pedal de sustentação, que permitiu Field expandir o acompanhamento da mão esquerda além do baixo de Alberti.


Entretanto, o mais famoso representante desta forma foi Frédéric Chopin, que escreveu 21 noturnos. O Noturno em Mi bemol maior, op. 9 no. 2 é o mais conhecido destes, e o que mais se assemelha aos noturnos de Field. Entretanto, Chopin imprimiu aos seus noturnos uma intensidade dramática maior, e desenvolveu um vocabulário harmônico mais sofisticado complementado por uma textura de acompanhamento que evidenciava uma maior complexidade contrapontística.


Chopin: Noturnos

1. No. 1 in B lfat minor. Larghetto
2. No. 2 in E flat major. Andante
3. No. 3 in B major. Allegretto
4. No. 1 in F major. Andante cantabile
5. No. 2 in F sharp major. Larghetto
6. No. 3 in G minor. Lento
7. No. 1 in C sharp minor. Larghetto
8. No. 2 in D flat major. Lento sostenuto
9. No. 1 in B major. Andante sostenuto
10. No. 2 in A flat major. Lento
11. No. 1 in G minor. Andante sostenuto
12. No. 2 in G major. Andantino
13. No. 1 in C minor. Lento
14. No. 2 in F sharp minor. Andantino
15. No. 1 in F minor. Andante
16. No. 2 in E flat major. Lento sostenuto
17. No. 1 in B major. Andante
18. No. 2 in E major. Lento

Maurizio Pollini, piano

BAIXE AQUI - DOWNLOAD HERE

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 @ teste!
Design by Wordpress Manual | Bloggerized by Free Blogger Template and Blog Teacher | Powered by Blogger